PROJETO ACADÊMICO

O tema do I Congresso de Direito do Vetor Norte é “Perspectivas para o Profissional do Direito no Sec. XXI”. O evento tem como principal objetivo discutir o papel dos diversos profissionais do Direito, frente à realidade do Século XXI, apontando soluções inovadoras e melhor adaptadas às circunstâncias da atualidade.

Com o intuito de abordar tais soluções, a programação foi dividida em três momentos distintos: Os profissionais do Direito no Século XXI, Mudanças impostas ao Direito no Século XXI e um Concurso de Resumos Expandidos.

OS PROFISSIONAIS DO DIREITO NO SÉCULO XXI

No período matutino, advogados, membros do Ministério Público, Defensoria Pública, Magistratura, Docentes e Pesquisadores farão exposições sobre os desafios impostos pelas mudanças do Sec. XXI a cada uma dessas carreiras, bem como o papel dos profissionais frente a tais desafios.

CONCURSO DE RESUMOS EXPANDIDOS

No período vespertino, haverá um concurso de resumos expandidos. Os participantes poderão submeter seus trabalhos e apresentarem em 10 (dez) grupos de trabalhos diferentes, abrangendo as mais diversas áreas do Direito. O objetivo é promover o intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições e o debate sobre temas afetos ao Direito do Século XXI.

MUDANÇAS IMPOSTAS AO DIREITO NO SÉCULO XXI

No período noturno, profissionais de referência no cenário nacional proferirão palestras magnas, abortando algumas mudanças impostas ao direito, em razão da nova realidade social do Século XXI. Formas alternativas de resolução de conflitos, o papel dos movimentos sociais são alguns dos temas tratados no parte da noite.