PROGRAMAÇÃO

A lista de palestras e debates a seguir está em ordem cronológica e contém os nomes dos palestrantes convidados. As palestras terão apresentação e debate, e os debates serão conduzidos por estudantes.


Primeiro Dia – 28/08/17

8h  – “Gestão de carreiras no setores público e privado: quando e como começar”

Professor: ROGÉRIO MONTEIRO BARBOSA ((Mestre em Teoria do Direito pela PUC Minas. Professor da Escola Superior Dom Helder Câmara)

9h30 – “A Advocacia do Século XXI: o futuro da Advocacia e do Advogado.”

Professor: LUIS CLÁUDIO DA SILVA CHAVES (Mestre em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (2000). Professor Universitário e Vice Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil)

10h30  – “O Ministério Público do Século XXI: o futuro da Promotoria e do Promotor”

Professor: CARLOS AUGUSTO CANEDO (Doutor em Direito Penal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais)

14h – 17h  – Apresentação dos resumos expandidos nos grupos de trabalho temáticos.

19h  – Cerimônia Solene de Abertura

19h30 –  Palestra: “Acesso à justiça e eficiência na resolução de conflitos: Perspectivas e propostas para o judiciário no Século XXI”

Professor: LUIZ FUX (Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ministro do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral)

21h30 – Palestra: “As fases do processo no novo CPC”

Professor: RONALDO BRÊTAS (Mestre (1978) e doutor (2003) pela UFMG. Professor da PUC/MG (graduação e pós-graduação CAPES 6). Professor da Universidade de Itaúna).


Segundo Dia – 29/08/17

8h –  – Palestra: “Big Data e o Direito do Século XXI”

Professor: CAIO AUGUSTO SOUZA LARA (Graduado, Mestre e Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Conselho Fiscal e Ex-Representante discente na Diretoria do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito – CONPEDI.)

9h30 – Palestra: “A Magistratura do Século XXI: o futuro da Magistratura e do Magistrado”

Professora: ADRIANA GOULART DE SENA ORSINI ((Professora Doutora Associada da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 3a Região)

10h30 – Palestra: “A Defensoria Pública do Século XXI: o futuro da Defensoria e do Defensor”

Professor: MARCOS LOURENÇO CAPANEMA DE ALMEIDA (Doutorando em Direito Político no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Direito da UFMG. Possui graduação em Direito (2003) e mestrado em Direito e Justiça pela UFMG. Defensor Público do Estado de Minas Gerais).

11h30 – Palestra: “A desjudicialização das relações privadas e a importância dos serviços notariais e registrais: o tabelião e o tabelionato do sec. XXI”

Professora: WALQUÍRIA MARA GRACIANO MACHADO RABELO (Tabeliã do 9º Ofício de Notas de Belo Horizonte. Vice-Presidente do Sindicato dos Notários e Registradores de Minas Gerais e membro da Diretoria do Colégio Notarial do Brasil)

14h – 17h  – Apresentação dos resumos expandidos nos grupos de trabalho temáticos

19h  – Palestra: “Direito do Trabalho, Democracia e Justiça Social no século XXI”

Professora: MAÍRA NEIVA GOMES (Doutora em Direito Privado: Direito do Trabalho, Modernidade e Democracia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é membro da comissão de direito sindical – Ordem dos Advogados do Brasil seção Minas Gerais)

21h –  Palestra: “A Defensoria Pública do século XXI e os desafios para a concretização dos direitos humanos da população carcerária.”

Professora: ANDREA ABRITTA GARZON TONET (Defensora Pública do Estado de Minas Gerais, Professora de Direito Penal da PUC-Minas)


Terceiro Dia – 30/08/17

8h  – Palestra: “Direito e Política: O Profissional do Direito no espaço público de deliberação”.

Professor: MATHEUS SIMÕES (Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos. Advogado. Vereador no Município de Belo Horizonte.)

9h30  – Palestra: “A importância do Direito Internacional para o profissional do Direito no Século XXI”

Professor: CAIO GRACCO PINHEIRO DIAS (Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, Professor do Departamento de Direito Público (área de Direito Internacional) da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP-USP))

10h30 –  Palestra: “O professor de Direito no século XXI: perspectivas e propostas para o magistério jurídico”

Professor: GIORDANO BRUNO SOARES ROBERTO (Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Associado de Direito Civil da Universidade Federal de Minas Gerais.)

14h – 17h  – Apresentação dos resumos expandidos nos grupos de trabalho temáticos

19h  – Palestra: “A deviniência do Direito Constitucional Brasileiro”

Professor: OSVALDO ALVES DE CASTRO FILHO (Doutor em Teoria Geral e Filosofia do Direito na Universidade de São Paulo (2012). Professor Adjunto de Direito Constitucional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

20h30 –  – Cerimônia de encerramento (entrega das premiações).

21h  – Palestra: “A Lei, o processo e a justiça”

Professor: ELPIDIO DONIZETTI (Advogado. Desembargador Aposentado (TJMG). Membro da Comissão dos Onze Juristas responsáveis pela elaboração do anteprojeto do novo Código de Processo Civil).